Portal da Rede de Bibliotecas de Miranda do Corvo


Rede de Bibliotecas de Miranda do Corvo

Entrada
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Iniciado há mais de 20.000 anos, o ciclo rupestre do Vale do Côa alonga-se até cerca de 10.000 Before Present (BP). Aqui se concentram as mais antigas e genuínas criações artísticas conhecidas em território português.

 


Este ciclo rupestre desenvolve-se em dois amplos períodos evolutivos, de acordo com a análise arqueológica efectuada, quer através do estudo das técnicas de execução e dos estilos, quer da estratigrafia figurativa obtida através da desmontagem das densas sobreposições de gravuras nos painéis xistosos e que constituem uma das principais características do formalismo artístico do Côa.

 


O momento mais antigo, de época Gravetto-Solutrense, caracteriza-se pela presença de gravuras de traço profundo, picotadas, muitas vezes intencionalmente sobrepostas, por vezes apenas nas partes mais elevadas dos painéis verticiais que ladeavam o curso antigo do rio. Estas gravuras concentravam-se nas principais praias fluviais do último troço do Côa, distribuídas entre os sítiosda Penascosa/Quinta da Barca e da Canada do Inferno. Os animais gravados e talvez pintados, são as principais espécies que dominam toda a arte paleolíotica do Côa: equídeos, bovídeos, caprídeos e cervídeos. 
O período mais recente, de época Magdalenense, caracteriza-se pela presença acentuada (e quase exclusiva) de gravuras incisas (ou filiformes), em painéis com menos sobreposições de motivos e assinala um deslocamento do "santuário" paleolítico para a região da foz do Côa, alongando-se também pelos pequenos cursos de água que pontuam o troço terminal do rio. Este período é caracterizado pela maior presença de figurações de cervídeos e pelo aparecimento das primeiras representações da figura humana, através de formas clara ou vagamente antropomórficas, algumas mesmo caricaturais, como na foz da Ribeira de Piscos. Pertencem ao Magdalenense as dezenas de placas de arte móvel até agora descobertas, em particular no sítio do Fariseu.

 

 

 
Rede de Bibliotecas de Miranda do Corvo

Menu principal


Warning: Parameter 1 to modMainMenuHelper::buildXML() expected to be a reference, value given in /home/mirandad/public_html/rb/libraries/joomla/cache/handler/callback.php on line 99